Decoração, Meus Projetos

Talheres de Bambu: Ideias para utilizar na decoração da mesa posta!

Nada melhor que, em cada detalhe, deixar os ambientes com a sua cara. Para quem ama um estilo de decoração natural e rústico, elementos que sejam parcial ou totalmente feitos de fibras naturais e que tenham um toque artesanal fazem toda a diferença. E é isso o que acontece de forma simples e fácil quando, na sua cozinha, você adiciona talheres de bambu para mesa posta

Talheres de Bambu

Muito elegantes, sem deixar de lado a simplicidade do acabamento natural, esses itens de cozinha fazem ótimas composições com louças, guardanapos e outros acessórios que seguem essa linha mais rústica, mas também fazem um contraste interessante com itens de outros estilos. Se você deseja compor uma decoração de cozinha nesse estilo, ou até mesmo mesclar peças naturais com outras mais contemporâneas, a seguir, você confere algumas dicas de como incorporar esses itens à sua decoração. 

Talheres de bambu para uma mesa posta de estilo rústico

Se você deseja deixar sua cozinha com uma cara de casa de campo, que faz com que esse ambiente seja mais aconchegante e acolhedor, montar sua decoração de mesa com esse mesmo estilo é muito simples. Além dos talheres com cabo de bambu, é interessante apostar em objetos com um ar mais antigo, como panelas, tábuas e outros utensílios de cozinha feitos preferencialmente em madeira, argila ou ferro. 

O estilo natural na mesa posta pode ser composto de outras fibras naturais como o rattan, que pode estar presente no jogo americano, no porta-copos, no porta-talheres ou no sousplat, por exemplo. Assim, você transforma sua mesa em um local confortável e mais caloroso, fazendo com que seus convidados fiquem naturalmente mais à vontade. Outra dica é envolver seus talheres com cabo de bambu em guardanapos de linho ou algodão, que combinam perfeitamente com esse estilo. 

Para deixar sua mesa posta rústica ainda mais envolvente, aposte em objetos de decoração que imitem ou sejam feitos de formas naturais de plantas, frutas, flores, folhagens, troncos e outras matérias-primas da natureza. Não tenham medo de inserir outros itens de bambu para tornar esse espaço mais atraente. 

No caso das flores e frutas, elas adicionam charme, alegria, elegância e sofisticação à mesa, principalmente se forem multicoloridas. Para manter o ambiente divertido e lúdico, toalhas de mesa ou outros itens com estampas de animais como pássaros ou flamingos, por exemplo, transmitem a sensação de frescor e liberdade que só há na natureza. Mescladas aos tons terrosos naturais, esses elementos ganham ainda mais destaque. 

Talheres de bambu numa cozinha moderna

Mesclar elementos naturais a um espaço mais moderno pode parecer um grande desafio, mas a verdade é que, com alguns truques, é possível incorporar um estilo ao outro de maneira muito simples e fácil. Para não destoar, basta que os elementos clássicos e contemporâneos – pratos, xícaras, sousplats, bowls, guardanapos, entre outros – tenham cores neutras  como o cinza e o preto, e também possuam linhas mais retas e minimalistas. A própria mesa, ao invés de ser de madeira, pode ser de inox para dar um ar industrial.

Louças brancas simples fazem um belo contraste com elementos naturais, por isso, investir em um faqueiro de bambu com guardanapos de linho e jogos americanos de madeira natural ou palha, porta-velas ou folhas tornam sua mesa charmosa e inspiradora. Dessa forma, você irá demonstrar que, com alguns detalhes sutis, é possível deixar sua mesa rústica e ao mesmo tempo moderna. 

Mas se engana se você acha que não pode ousar na sua decoração de mesa rústica e que ela sempre terá um ar de menos formal, justamente por ser mais acolhedora. Você pode mesclar a mesa posta com talher de bambu a taças ou copos dourados, pois quando unidos aos tons crus, ficam realmente muito chamativos e bonitos, trazendo uma proposta interessante a eventos mais sofisticados.

Como cuidar dos seus talheres de bambu

Por sua beleza natural, acabamento artesanal e por serem sustentáveis – já que o bambu é uma planta de crescimento rápido e, portanto, de material facilmente renovável –  os talheres de bambu são, por si só, muito atraentes quando postos à mesa. Mas, para mantê-los sempre como novos, é preciso se ater a alguns detalhes na limpeza e manutenção desses itens de cozinha. 

Seja um garfo, uma faca ou uma colher de bambu, é preciso lavar seus talheres longe da máquina de lavar louças, preferindo a lavagem com água, detergente neutro em pouca quantidade e uma esponja macia, para não comprometer o material. Além disso, é muito importante secar bem seus talheres após a lavagem, e nunca deixá-los de molho. Por fim, basta guardá-los em um local fresco e arejado para evitar o mofo e preservar o brilho e acabamento natural dessa peça. Com esses pequenos cuidados, você terá itens de cozinha naturais e sustentáveis para a sua vida toda.

As vantagens dos talheres de bambu são várias, em relação a outros materiais. Elas inibem o acúmulo de fungos e bactérias, são resistentes ao calor, não danificam revestimentos antiaderentes, não deformam nem envergam em caso de superaquecimento do cabo de bambu. O único ponto de atenção é que colheres, garfos, facas de bambu ou outros itens feitos com esse material não podem ir ao forno tampouco ao micro-ondas.

Além de muito benéficos para o meio ambiente, os talheres de bambu são muito mais versáteis do que se pensa. Não deixe de ter esse belo utensílio na sua cozinha e criar os mais lindos estilos de mesa posta para todos os momentos da sua vida!

Continue navegando no blog e saiba muito mais sobre outros assuntos!

Share Button

Selecionei alguns posts relacionados para você



Comente com seu Facebook



Nenhum Comentario

Google+
Top
Leia o post anterior:
Como usar almofadas na decoração - Quarto
Como usar as almofadas na decoração?

Fechar