Criative-se, Vídeos

Sua Linha do Tempo – Projeto Criative-se – Dia 4

Criative se - Topo Novo
Olá tudo bem? 

Já estamos no quarto dia do Projeto Criative-se e estou muito feliz com este projeto. Agradeço cada comentário que estou lendo, obrigada mesmo, só posso retribuir com gratidão e dando meu melhor sempre 😉

Se você caiu neste vídeo e não viu os outros saiba que esta é uma série de vídeos que tem como intuito te fazer descobrir seu potencial criativo. Eu recomendo que você assista os outros vídeos também, porque eles têm dicas bem legais sobre criatividade (Clique aqui e confira os outros).

Vamos a dica de hoje?

Projeto Criative-se – Dia 4

Fique sempre ligado nos novos vídeos do canal clicando aqui

Sua linha do tempo

Hoje quero falar de você e da sua história. O contato com a sua criatividade é o contato com o seu eu, com quem você realmente é. Se o seu eu está oculto pra  você, talvez você ache mais difícil expressar sua criatividade. Por isso, retomar sua auto-estima e reencontrar com o seu eu são sinônimos de também reencontrar sua criatividade.

Linha do tempo - Desenvolver a Criatividade - CoracoesA criatividade está ligada aquilo que faz seu coração cantar. Aquilo que te empolga de verdade.  Quando você está ligado com sua criatividade (que também gosto de chamar de sua atividade de criar), você não reclama mais das segundas feiras ou espera ansiosamente pelos feriados, você vive uma vida mais plena, você encontra seu propósito de vida!

Muitas pessoas não se acham criativas porque se comparam com outros. Não faça isto! Cada pessoa tem sua história e sua jornada criativa, o jeito que uma pessoa se expressa criativamente pode ser totalmente diferente do seu, mas ambos estão certos sabe por quê? Porque não existe jeito certo, existe o jeito de cada um.

Por isto é tão importante que você entre mais em contato consigo mesmo, para se conhecer e assim você estará conhecendo seu potencial criativo também.

Uma ferramenta excelente para isto é você fazer sua linha do tempo. Aprendi esta ferramenta com a Julia Cameron, uma pessoa que considero minha mentora de criatividade e pra atividade de hoje trago esta sugestão. É muito fácil e é uma delícia passear por suas memórias. Vamos lá?

Como fazer sua linha de tempo

Linha do tempo - Desenvolver a Criatividade - Montando

Você vai precisar de:

– Caneta
– Papel
– Adesivos e fitas coloridas (se desejar)

Vamos começar pelo rascunho:

  1. Separe um papel em quatro partes e escreva em cima: Anos 1 a 5, Anos 5 – 10, Anos 10 – 15, Anos 15 – 20, Anos 20 – 25, Anos 25 – 30. E assim sucessivamente até chegar na sua idade atual.
  2. Tente se lembrar em cada época:
  • Do que mais gostava de fazer
  • Quais eram seus amigos
  • Quais foram as conquistas
  • Pessoas que passaram pela sua vida (professores etc)
  • O local que morava e quais locais te marcaram
  • Coisas que fez
  • Como se sentia

Importante: Não se force a se lembrar de nada ou fique esperando muito tempo, apenas escreva o que se lembrar. Lembre-se – este é um trabalho criativo, não existe certo ou errado. Tudo está certo, porque é sua história.

  1. Desenhe sua linha do tempo em uma cartolina ou sulfite.

Algumas fotos da minha linha do tempo

Linha do tempo - Desenvolver a Criatividade - Como ficou

Linha do tempo - Desenvolver a Criatividade - Como ficou 3

Linha do tempo - Desenvolver a Criatividade - Como ficou 2

Depois que terminou analise sua história. Você é um ser único, repleto de vivências únicas. Tudo o que já viveu te transformaram na pessoa que é hoje. Olhe com carinho pra sua história: você sempre fez o melhor que pôde.

Linha do tempo - Desenvolver a Criatividade - TempoEncontre tesouros escondidos em sua história:

  • O que você deixou pra trás que gostaria de resgatar?
  • Quais sonhos que você escondeu para se encaixar dentro de padrões pré-estabelecidos?
  • Do que mais se orgulha em sua história?

Responder estas perguntas te farão ir novamente de encontro com seu próprio eu e é aí que sua criatividade é exercitada com ainda mais força.

Ah! Pode ser que você se lembre de mais coisas depois e queira adicionar ainda mais itens pra sua linha do tempo. Faça isto, mantenha-a aberta, pois você é um ser em constante construção.

Te esperamos na Trupe da Criatividade, o cadastro é gratuito. Lá eu conto como entrar no grupo secreto do face para compartilhar suas experiências sobre o mês criative-se. E no final do mês ainda rolará um presente especial para todos que estiverem na Trupe.

Te espero também na Fanpage do Blog Garota Criatividade. Sempre posto meus achados criativos por lá e aviso dos novos posts:

Beijo criativo e até o próximo post.

Share Button

Selecionei alguns posts relacionados para você



Comente com seu Facebook



4 Comentarios

  • Reply evyllen jhordana 13/06/2015 at 10:08

    qual foi o papel que vc usou????

    • Reply Paty Pegorin 15/06/2015 at 18:39

      É um papel simples do flipchart mesmo, mas pode usar qualquer sulfite 🙂

  • Reply evyllen jhordana 17/06/2015 at 11:59

    obrigada

  • Google+
    Top
    Leia o post anterior:
    Palavras Criativas – Projeto Criative-se – Dia 3

    Fechar