Criative-se, Vídeos

Síndrome da Perfeição Criativa / Projeto Criative-se / Dia 13

Criative se - Topo Novo
Olá tudo bem? 

Hoje vamos falar de uma das vilãs da criatividade. É algo que está presente em muitas pessoas e que simplesmente bloqueia qualquer sinal de exercício da sua criatividade na prática.

O nome dessa vilã é Síndrome da Perfeição Criativa.

Projeto Criative-se – Dia 13

Fique sempre ligado nos novos vídeos do canal clicando aqui

A Síndrome da Perfeição Criativa

Esta síndrome acomete pessoas que têm ideias muito legais, extremamente criativas que têm sim vontade de exercer a sua atividade de criar, ou seja, sua criatividade, mas acabam não fazendo isto porque esperam pelo momento perfeito.

Criative se - Dia 13 - Criatividade - Síndrome da Perfeição Criativa - Momento Certo

Exemplo: Existem pessoas que manjam muito de determinado assunto e poderiam fazer um blog, para expor suas ideias e ajudar outras pessoas, mas acabam sempre esperando para quanto tiverem mais tempo ou um computador melhor. Ou pessoas que têm excelentes ideias pra vídeos, mas não fazem porque ainda não tem a câmera perfeita. Ou ainda pessoas que têm excelentes ideias para artesanato, mas não fazem porque ainda não tem a máquina de costura top ou o material que realmente gostariam de fazer. Ou ainda pessoas que têm ideias de produtos, empresas, mas acabam não colocando em prática porque não tem todo o capital.

O problema desta síndrome é que ela paralisa a pessoa e não a possibilita ir atrás de alternativas, outras possibilidades, elas sempre esperam pelo amanhã, pelo momento perfeito.

Bom, eu tenho uma boa e má notícia.

Primeiro a má: o amanhã não existe. Vivemos em um eterno presente, eterno agora. O futuro, quando chegar, será o agora, o presente. Então deixar as coisas para o amanhã é praticamente encaixotá-las na caixa do nunca.

Criative se - Dia 13 - Criatividade - Síndrome da Perfeição Criativa - Caminho

Mas tem também uma boa notícia: o caminho se faz ao caminhar. Quando você começa a andar em uma estrada possivelmente você não consegue ver o final dela. A cada passo que você dá, o caminho vai se mostrando, pouco a pouco, até que você chega no destino final. E assim é também com a criatividade.

O começo é mais importante que o fim porque sem começo não há fim! Dar o primeiro passo, ir em direção daquilo que deseja criar vai te ajudar no processo todo. Abrir-se para novas possibilidades e alternativas também fará com que você exercite a sua criatividade. E você perceberá que ao dar o primeiro passo sua mente fica mais focada e você começa a enxergar oportunidades onde não estava vendo antes.

Criative se - Dia 13 - Criatividade - Síndrome da Perfeição Criativa - Momento Perfeito

Por isto meu conselho caso você tenha identificado o fantasma desta síndrome em algum setor da sua vida: comece. Nem que seja com uma pesquisa mais aprofundada, mas comece. Não espere pelo momento perfeito para começar, torne este momento perfeito, porque você começou.

O mundo está esperando por aquela sua ideia…

Bom Start!

Quer fazer parte de um grupo apaixonado por criatividade? Basta se cadastrar na Trupe da Criatividade. O cadastro é totalmente gratuito e assim que você se cadastra fica sabendo como entrar no nosso grupo secreto no Face. Cadastrados receberão um presente especial no final do Mês Criative-se.

Te aguardo também na Fanpage do Blog Garota Criatividade. Sempre posto meus achados criativos por lá e aviso dos novos posts:

Beijo criativo e até o próximo post.

Share Button

Selecionei alguns posts relacionados para você



Comente com seu Facebook



3 Comentarios

  • Reply Manuela Lopes 18/06/2015 at 20:36

    Ai, Paty, sofro demais dessa síndrome… é bem verdade que tenho melhorado bastante nos últimos anos, mas pra vc ter uma ideia, já deixei de publicar um portfolio online por achar que minhas maquetes 3D estariam basiquinhas demais, sei lá.
    Agora com o blog, tenho notado que estou me libertando mais, mas ainda deixo de fazer algumas coisas pensando em como será a receptividade do público àquilo, sabe. Seu vídeo me fez pensar muito sobre o assunto! Não quero mais desperdiçar boas oportunidades por causa disso.
    Vou trabalhar ainda mais pra me livrar logo dessa síndrome! rs Obrigada!
    Bjão!
    Manu

    • Reply Paty Pegorin 19/06/2015 at 15:52

      Isto aí, o segredo é continuar evoluindo sempre 😀 Beijo

  • Reply Débora 20/06/2017 at 00:27

    Gostei muito do site! Anos atrás li um livro que me ajudou bastante, chamado “Mulheres Perfeccionistas”, da Editora Vida. Recomendo!

  • Google+
    Top
    Leia o post anterior:
    Diário de Gratidão Criativo / Projeto Criative-se / Dia 12

    Fechar