Inspiração

Fazer a diferença: Criatividade que faz a diferença

Que falta ela faz!

Quem não usa a criatividade mais cedo ou mais tarde vai sentir o quanto ela faz falta.

No planejamento errado para o desenvolvimento de uma cidade ou numa embalagem de salgadinhos, ser ou não criativo vai sempre fazer a diferença.

Criatividade que faz a diferença: Cidade criativaNo caso de uma cidade por exemplo, seja qual for o seu tamanho: Na impossibilidade de pensá-la desde o seu surgimento(exceções feitas para os casos de cidades planejadas), o ideal é sempre antever seu crescimento com 10, 20 anos de frente. Temos hoje em dia diversos casos de cidades pelo mundo afora que estavam doentes, degradadas, abandonadas e feias mas que foram repensadas à tempo e ganharam intervenções que mudaram significativamente suas histórias. São cidades que não tratavam o lixo, que não continham a violência urbana, que enfim faziam seus habitantes viverem em meio ao stress do trânsito pesado, da insegurança e da poluição crescentes. São cidades na Ásia e Europa que se transformaram em exemplos, usando energia limpa, reciclando, reaprendendo a viver respeitando o meio ambiente e dando outro sentido ao termo cidadania. São pequenas ou grandes cidades que merecem uma série de postagens mostrando soluções criativas e empolgantes que fazem a gente refletir sobre os motivos de não serem mais adotadas pelo mundo afora, inclusive no Brasil. Imagine criar uma nova realidade urbana e implantar estas novas idéias ao longo dos anos com criatividade e bom senso! É possível! E fará toda a diferença!

Criatividade que faz a diferença!

Embalagem criativa de salgadinhoUma curiosidade sobre embalagens. Desde cedo, profissionalmente percebi que no Brasil pouco ou nada se investe na criação ou desenvolvimento de soluções ou design. E só se faz algo de prático quando a legislação exige adequações ao mercado externo. Lembro de ter trabalhado com a indústria farmacêutica e de ver a diferença entre o que se fazia em outros países e o que não era feito por aqui. Em nosso País, as empresas sempre correm para se adequar ao que se faz sistemáticamente lá fora: Frascos mais seguros, mais práticos, baratos, leves, resistentes, etc estão sempre sendo desenhados e projetados assim como suas caixas de apresentação, embarque e estocagem. Quanto aos salgadinhos, me espanto ainda de em pleno século XXI não encontrar ainda soluções realmente criativas para a venda de batatinhas e baconzitos!! Tirando os tubos e sacos metálicos no tradicional formato “suja a mão”, ninguém ainda parou para pensar em algo novo ou revolucionário!

Pessoalmente sinto que bastaria que uma embalagem de Cheetos fosse produzida para ser aberta no lado maior, ao contrário da abertura atual. Com a abertura maior e menor profundidade, menor o risco de sujar dedos, mãos e mangas de roupa. A ideia é boba e simplória mas serve para ilustrar que a criatividade não tem tamanho nem precisa estar restrita a alguns nichos de mercado ou pensamentos. Ela cabe em tudo. A vida toda. O tempo todo!

Para fazer a diferença sempre.

[COLABORADOR GAROTA CRIATIVIDADE] Luiz Paulo é arquiteto e publicitário. Trabalhou como designer de calçados e educador além de ser ator e radialista. Criatividade é como respirar.

****

Para ver ainda mais criatividade entre na Fanpage do Garota Criatividade ! Lá você terá acesso a mais criatividade em seu Face. Já trouxe o botão aqui no Painel para que possa curtir a fanpage e começar a ser inspirado com conteúdos criativos super legais (além de me ajudar a divulgar o blog também):


Te esperamos também na Trupe da Criatividade ! É gratuita (e sempre será) e você receberá um boletim diário com as atualizações do Garota Criatividade em seu e-mail para se inspirar, além de outras dicas e frases sobre criatividade! Já somos em mais de 650 na trupe e estamos esperando por você!

Share Button

Selecionei alguns posts relacionados para você



Comente com seu Facebook



2 Comentarios

  • Reply LPzinho 27/11/2013 at 22:23

    Criatividade é tudo, mesmo quando a gente nem percebe… ela está presente ou se faz necessária! \o/

  • Google+
    Top
    Leia o post anterior:
    Faça você mesmo: Como transformar pijama em almofada

    Fechar