Inspiração

Blogueira convidada: Criatividade no desenvolvimento de interfaces web

• Continuando a série com blogueiros convidados, hoje você vê a contribuição da Bárbara respondendo a pergunta “O que você viu de mais criativo nos últimos tempos?”

Criatividade no desenvolvimento de interfaces web
Fiquei feliz demais por receber um convite da minha querida musa Paty pra escrever um artigo para o Garota Criatividade. Poder ter um artigo meu falando sobre coisas que gosto num blog que é tão referência pra mim é algo único, e não podia deixar de aceitar. Antes de mais nada, obrigada Paty querida!!!

Não sou perita ou “formada” na área de desenvolvimento pra poder criar algo mais técnico ou fundamentado ao falar desse tema, mas tenho o gosto por coisas bem feitas, e se tem algo que me agrada muito é um site ou blog bem codificado. Fala-se muito do design da página, elementos visuais e afins, mas o que me agrada muito é o conjunto da obra. O resultado final de um site, tanto na parte visual quanto por trás das cortinas, que seria o código propriamente dito. Como ele interage com esses elementos e a experiência que proporciona para o visitante. Por isso, resolvi falar sobre isso, pois passo horas admirando uma página bem feita!

Como usuária, eu prezo por sites simples de se navegar, com elementos chamativos mas ao mesmo tempo acessíveis. Acessibilidade é tudo, e hoje é o item que mais valorizo, não só na web, mas na vida em geral. Uma bela forma de saber se um site é ou não acessível é pedir para uma pessoa que não está habituada com a web navegar em uma determinada página aleatóriamente. Fiz essa experiência recentemente com minha mãe e obtive bons resultados e críticas altamente produtivas. Ela apontou coisas que dificultavam a navegação e hoje meu blog é baseado 80% na impressão dela. Se está fácil para ela navegar, está fácil para meus visitantes também. A cereja do bolo foi no final das modificações ela falar “além de fácil de mexer, seu site está muito bonito”!

Não tenho um padrão específico do que me agrada mais, como cores, disposição de elementos e afins, mas valorizo muito designs minimalistas, fontes diferenciadas, objetos posicionados de forma nada convencional. Selecionei alguns exemplos para ilustrar este artigo:

Idea Fixa – http://www.ideafixa.com/
O Idea Fixa é uma revista voltada para a inspiração visual, e sua página não podia ser nada menos do que absolutamente inspirante. O blog tem todos os elementos em harmonia, cores contrastantes, a navegação é simplificada e visualmente agradável. Não canso de admirá-lo!

Subtraction – http://www.subtraction.com/
O Subtraction é o blog do Khoi Vinh, diretor de arte do site nytimes.com e pioneiro no uso de layouts baseados em grids. O visual é absolutamente minimalista, mas totalmente simples de se navegar. Todos os elementos estão em absoluta harmonia, tanto na tipografia, cores, imagens e outros itens.

Erratic Wisdom – http://www.erraticwisdom.com/
Sempre quis fazer um layout para meus blogs semelhante ao Erratic Wisdom. A combinação preto+branco+amarelo e padrões comuns me agrada demais. A parte tipográfica dos títulos, a barra lateral que pode ser escondida ou revelada é incrível, mas o que mais me chama a atenção nessa página é a criatividade de disposição dos arquivos, no rodapé. Algo totalmente inovador mas ao mesmo tempo prático, elegante e super criativo! Uma das páginas mais bonitas que já vi até então.

Play Stop – http://playstop.net/
A Jujuqui é alguém que me surpreende sempre! Toda vez que ela fala que vai mudar o layout do blog tenho um pouco de receio, porque sempre acho que ela não pode se superar mais, porém sempre inova! Ela é extremamente criativa e não se prende à tendências ou ao mais do mesmo. Sempre varia nas cores, no estilo do blog, enfim… Navegar no Play Stop é uma experiência muito bacana! Recomendo ver o Portfolio da moça e ver as versões anteriores do blog!

Eu poderia citar um monte de outros exemplos, mas ocuparia muito do blog da Paty falando sobre. No entanto como eu disse antes, acho mais importante que a página seja acessível do que apenas agradável visualmente. Quando o designer/programador consegue chegar na harmonia de ambos os aspectos a página se torna um espetáculo à parte!

Espero que tenham gostado dos exemplos! E agradeço à Paty mais uma vez pelo convite mais do que honroso!

Bárbara Vaz, vendedora, entusiasta web e apaixonada por WordPress.

Aproveite e clique aqui para visitar o blog da Bárbara, que é o MÁXIMO!

Te aguardo também lá na Fanpage do Garota Criatividade, que está totalmente reformulada e acabou de alcançar 10.000 likes! Curtindo, você me ajuda a divulgar o blog e também você terá acesso a muita criatividade por lá também. Já trouxe o botão aqui no post para que possa curtir a fanpage e começar a ser inspirado com conteúdos criativos super legais:


Já entrou para a Trupe da Criatividade ? É gratuita (e sempre será) e você será avisado sempre que o blog for atualizado, além de outras dicas e frases sobre criatividade! Já somos em mais de 700 na trupe e estamos esperando por você!

Beijo e até o próximo post!

Share Button

Selecionei alguns posts relacionados para você



Comente com seu Facebook



Nenhum Comentario

Google+
Top
Leia o post anterior:
Cecilia Cassini: Super criativa aos 10 anos de idade!

Fechar