Inspiração

Carla Campos: talento que agrega cores e fofuras ao artesanato brasileiro

Carla Campos é moradora de Canoas – RS e possui blog e site na Internet para divulgar seu criativo trabalho. Atualmente ela dá cursos de pintura, biscuit e EVA.

Incentivada pelo pai, que lhe apresentou o mundo do artesanato e da arte em geral, tem na família sua grande inspiração. As fofuchas – bonecas feitas por ela que são verdadeira febre no mercado artesanal brasileiro – foram criadas inspiradas na sua irmã caçula, por exemplo.

Especial Carla Campos

Entrevista Carla Campos
Carla é muito conhecida no meio do artesanato por apresentar um trabalho original, colorido e muito bem feito. Suas apostilas são muito procuradas por quem deseja aprender ou melhorar suas técnicas.

Em entrevista exclusiva ao GarotaCriatividade.com, Carla revela sua opinião sobre criatividade, o artesanato brasileiro e o papel da internet na divulgação de seu trabalho.

Internet

“A internet é um ótimo meio de divulgação do artesanato em geral (…) não só divulga como democratiza o artesanato, hoje em dia qualquer pessoa com acesso a internet tem acesso as mais modernas técnicas e formas de criatividade no mundo inteiro”, diz Carla Campos que utiliza diversas ferramentas online para divulgar seu trabalho.

“Eu tenho a minha loja online para venda de apostilas, peças e agendamento de cursos, também utilizo os fotolog e orkut para ficar mais perto das pessoas que gostam da minha arte. Também participo de vários grupos de artesanato na internet”. Carla também destacou a importância do caráter social e interativo dos grupos na Internet, que além de divulgarem e ensinarem técnicas, promovem e estimulam novas amizades entre os artesãos.

Seu trabalho com EVA

Carla é uma das mais importantes artesãs que trabalham com EVA moldado.

Entrevista Carla Campos
Carla sendo entrevistada por Dotan Mayo (Ateliê na TV) e por Rosaura Fraga
O EVA é vendido em placas, como cartolinas, mas quando aquecido pode adquirir diversas formas e conceder novas possibilidades aos artesãos. “Eu modelei o EVA pela primeira vez em 2001, quando criei uma decoração de Natal para uma loja de calçados. Depois de muitas tentativas, percebi que com o calor ele amolecia e permitia a modelagem, daí foi só ligar o secador de cabelos e pronto!”, revela Carla que tem uma coleção incrível de peças feitas utilizando a técnica.

“Modelei várias peças, em EVA ao longo dos anos e criei as fofuchas e as magrelas em 3D em 2006, a partir da modelagem em biscuit feita anos atrás”.

Biscuit e EVA são especialidade da artesã Carla Campos. Confira suas dicas para quem deseja investir nessas técnicas:

EVA

• Investir, pois o EVA é destaque no mercado devido ao seu baixo custo oferecendo excelente margem de lucro.
• Ser persistente e sempre trabalhar no aprimoramento de sua técnica.
• Trabalhar com EVA de alta qualidade.

BISCUIT

• Utilizar ferramentas de alta qualidade.
• Utilizar massa de biscuit pronta. A massa de biscuit pode passar do ponto com facilidade, correndo o risco de se perder todo o investimento feito nos ingredientes.
• Utilizar moldes de silicone para facilitar o trabalho.

Artesanato como manifestação da criatividade


O GarotaCriatividade.com incentiva e acredita no artesanato como forma de exercitar a criatividade e confia no mercado dos produtos exclusivos produzidos artesanalmente, por isso perguntei a Carla sua opinião sobre o mercado de artesanato brasileiro: ela acredita que o mercado é muito bom e que está em franca expansão.

“Hoje em dia os artesãos dispõe de matéria primas e técnicas de altíssima qualidade que fazem com que o trabalho seja cada vez mais valorizado”. Carla contou que sempre fica muito satisfeita quando vê a maioria de suas alunas tendo o artesanato como principal fonte de renda e se orgulha de contribuir com o sucesso delas.

Para Carla a criatividade está presente em todos e que cabe a cada um de nós descobrirmos a infinidade de coisas que temos possibilidade de fazer.

Criativa e consciente, essa é Carla Campos nossa homenageada de hoje!

Espero você lá na Fanpage do Garota Criatividade, que está totalmente reformulada e acabou de alcançar 10.000 likes! Curtindo, você me ajuda a divulgar o blog e também você terá acesso a muita criatividade por lá também. Já trouxe o botão aqui no post para que possa curtir a fanpage e começar a ser inspirado com conteúdos criativos super legais:


Já faz parte da Trupe da Criatividade ? É gratuita (e sempre será) e você será avisado sempre que o blog for atualizado, além de outras dicas e frases sobre criatividade! Já somos em mais de 700 na trupe e estamos esperando por você!

Beijo e até o próximo post!

Share Button

Quer fazer acontecer?



Selecionei alguns posts relacionados para você

Comente com seu Facebook



6 Comentários

  • Reply @LPzinho 29/03/2010 at 00:38

    Nousssaaaaa que trabalho fabuloso! Já tinha visto em outro post aqui no GC coisas sobre EVA em 3D, modelados… mas esta entrevista… nussa… a artista em sí, o trabalho, a criatividade e a vibe disso tudo são demais!
    Parabéns… deu vontade de tentar aprender!
    Show demais… mesmo!! Só aqui pra ver coisas fantásticas assim!!
    \o// Boa semana..e parabéns pelo post maravilhoso outra vez!!!!

    • Reply Paty 29/03/2010 at 19:56

      Eu peço por favor para que não postem comentários negativos ou depreciativos aqui no blog, que só tem a missão de unir e divulgar o artesanato brasileiro.

      Peço, pelo contrário, que me envie fotos do seu trabalho artesanal e ideias de posts, que terei o maior prazer de aplicar e divulgar aqui no blog!

      Um beijinho

  • Reply Marta 30/03/2010 at 00:59

    Carlita, como é chamado em nosso grupo, é uma artesã de mãos de fada. Encanta-me olhar as peças que ela produz e encanta-me mais ainda saber que tenho uma fofucha linda, que elame presenteou numas das brincadeiras do grupo.
    sempre que admiro suas artes peço a Deus que esteja abençoando cada vez mais sua vida, enriquecendo com mais e mais dotes se for possível,pq ela é demais.
    Bjs Carlita de quem mto bem lhe deseja.
    Marta

  • Reply Elisângela 01/04/2010 at 14:12

    Os trabalhos dessa artista são maravilhosos, já tive a oportunidade de adquirir suas apostilas, seus moldes são garantia de sucesso e venda certa.
    Um grande abraço

  • Reply Carla Campos 04/04/2010 at 11:30

    Obrigada pela oportunidade!
    Adorei a entrevista e a matéria ficou linda, tu estás de parabéns pelo teu blog!
    Tu és muito querida, obrigada novamente.
    Beijinhos

  • Reply Cláudia 01/09/2010 at 18:18

    Olá 🙂
    Faço bonecos de tecido e escrevi um livro para crianças… Tenho um Reino mágico, o Reino Jà Cheguei!
    O que posso fazer para ter o privilégio de ser entrevistada?
    obrigada
    beijinhos
    Cláudia


    http://www.reinojacheguei.blogspot.com
    http://www.reinojacheguei.com

  • Comente algo

    Google+
    Top
    Leia o post anterior:
    Tetris de papel: Ele fez um game boy de papel!

    Fechar